segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A turística Beira-rio



Local predileto para os amantes da gastronomia, da corrida de rua e dos esportes náuticos, a Beira-rio de Itajaí, como é conhecida a Avenida Ministro Victor Konder, possui em toda sua extensão a imagem deslumbrante da foz do rio Itajaí-Açu, fonte de suas principais riquezas, como o porto e a pesca. Hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, endereço de boa parte dos restaurantes, sede oficial da Marejada e da Associação Náutica de Itajaí (ANI), é exemplo positivo de aproveitamento dos recursos naturais - mas nem sempre esteve ali.



A estrutura surgiu através de um aterramento, no início da década de 1980, como conta o professor e historiados Edison d’Ávila, hoje também secretário da Educação de Itajaí. Mas a história da avenida começa antes, na década de 1930.

Até então a região era conhecida como Praia da Fazenda, com as ondas batendo onde hoje fica a Beira-rio. Foi quando começaram a ser construídos os molhes e o que era mar virou uma enseada, hoje Saco da Fazenda.

- Na década de 1980, sentiu-se a necessidade de criar um terminal de ônibus. O prefeito da época, Amílcar Gazaniga, percebeu que dava para aterrar a região que ficava ao lado da antiga empresa Atlântico Sul. O terminal, então, foi construído onde hoje fica a Marejada - conta d’Ávila.



Os estudos feitos na época apontavam que era possível aterrar um trecho maior, até às proximidades do Ribeirão Schneider, no Bairro Fazenda. A rua, na época, ia até onde hoje fica a Vila da Regata e se resolveu então criar uma nova avenida. No final da rua, foi construída a Praça Genésio Miranda Lins.

O Centreventos, local da Marejada e demais eventos, foi inaugurado em 2008



Nos anos 1990, a Marejada acontecia em paralelo ao funcionamento do terminal, no mesmo espaço. Com a festa se firmando, o prefeito João Macagnan transferiu o terminal para o Bairro Fazenda. O Centreventos, por sua vez, foi inaugurado no governo de Volnei Morastoni, em 2008.

- A ideia inicial da Beira-rio era para receber residências de um padrão mais elevado. Mas logo ela demonstrou a vocação gastronômica que tem até hoje - comenta o professor.


Fonte: Adaptado de "O Sol Diário - Notícias", de 15/04/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário