segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Braço do Trombudo, mais um pedacinho da Europa


E eis que na semana que passou, minha querida amiga e vizinha Maria do Carmo Schroeder, lançou mais um convite:

- “Cleusa, vamos na inauguração da Dom Pedro Petiscaria?” - Até pensei que fosse aqui na região, talvez na Praia dos Amores, onde vamos muitas vezes, ou mesmo em Floripa ou perto dali, a praia da Gamboa ...

- “Onde fica a petiscaria? Vamos mesmo!”

- “Fica lá na mãe” - Daí comecei a estranhar esse convite dito assim “Fica lá na mãe” ...

Resumindo, no sábado, junto com um casal de cantores e mais uns amigos da Maria, viajamos em dois carros até o Município de Braço do Trombudo, no Alto Vale do Itajaí do Estado de Santa Catarina.



Quando chegamos a esse destino, visualizamos um lindo vilarejo europeu, onde recepcionados por uma gente calorosa e hospitaleira, que nos dedicou uma atenção plena, passamos o sábado e o domingo entre esse povo que festejou, concomitantemente, a nossa visita e a inauguração da Dom Pedro Petiscaria, cujos proprietários são Renato Schoereder Jr. e Chaiana Jaíne Baade, filho e nora da minha amiga.





















A Maria me apresentou a matriarca, sua mãe de 91 anos, e toda sua família que ainda mora nessa beleza de local.

Aproveitei a ocasião e tirei várias fotos, que algumas, junto com este artigo, anexei. Foi proveitoso, gostoso mesmo, esse final de semana.

Um pouquinho da História de Braço do Trombudo

Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí-Açu, procediam das mais diversas regiões da Alemanha. as primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas. Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos - km 10, km 15, km 20 e Serril.

Eis a matriarca, linda, que conhece muito da história de Trombudo Central.

Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.

O município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.91 e sua instalação oficial deu-se em 01.01.93. sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo aquela comarca.


Fontes: Site da cidade de Braço do Trombudo.